Oficinas


 

FAEG-Sul Itinerante abre inscrições para as oficinas gratuitas. Faça aqui sua inscrição para a oficina por cidade:

  – SÃO JOSÉ DA VITÓRIA- 
 

DATA: 10/08/2017
HORÁRIO: 13hs às 16hs 
LOCAL: Câmara de Vereadores de São José Da Vitória. Avenida Henrique Brito, 144, Centro, São José Da Vitória – BA.

Oficina 01- Roda de Conversa com Lula Dantas 

EMENTA OFICINA 01: A Roda de Conversa é um espaço de formação, de troca de experiências, muda caminhos, constrói opiniões, busca compreender o sentido que o grupo social oferece ao tema Cidadania e Diversidade Cultural. Assim visa dialogar sobre políticas públicas de cultura – Institucionalização da cultura, política nacional de arte educação e cultura – Cultura Viva, PNCV, participação social, controle social, gestão compartilhada, Sistemas de Cultura.

Currículo Resumido: Coordenador Ponto de Cultura Associação do Culto Afro Itabunense. Membro da Comissão Estadual dos Pontos de Cultura da Bahia. Membro da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura/CNPdC. Membro do Fórum de Agentes, Gestores e Empreendedores Culturais do Litoral Sul/Ba. Membro do Território de Identidade Litoral Sul/BA/GGE/Presidente da Câmara Temática de Cultura. Presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Itabuna/CMPCI. Titular do Colegiado Setorial de Cultura Afro Brasileira/CMPCI. Membro do Comitê Gestor Municipal de Promoção da Igualdade Racial.

Oficina 02 – Patrimônio Cultural com Maria Áurea de Souza e Maria Helena Tavares

EMENTA OFICINA 02: O objetivo da oficina é reconhecer a importância da preservação do Patrimônio na perspectiva do presente, passado e futuro. Para tanto serão abordados os temas Patrimônio: bens materiais, imateriais, legislação; Instituto de Tutela aplicada aos municípios; Museus: visão contemporânea; Pontos de Memórias; Rede de Museus; Papel do Instituto Brasileiro de museus – Ibram.

Currículo Resumido: Maria Áurea de Souza: É licenciada em pedagogia pela Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna – FESPI. Pós graduada em Metodologia do Ensino Superior – Pontifícia Universidade Católica – PUG-MG e em Supervisão Escolar pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Patrocínio – MG. É uma das fundadoras e membro ativo do FAEG-Sul, fazendo parte da atual diretoria exercendo a função de Vice presidente. É membro da Rede de Museus do Território Litoral Sul da Bahia, é coordenadora pedagógica do Ponto de Cultura da Fundação Movimento de Corais Canto da Artes em Itapetinga-BA, desenvolve atividades como elaboração de projetos sociais / culturais em nível de editais objetivando captação de recursos, como também acompanha, assessora, realizando todo o trabalho de gestão de projetos. É pós-graduanda em Gestão Cultural, pela UESC.

Maria Helena Tavares: Licenciada em Educação Artística, Artes Cênicas e Serviço Social; Acadêmica do curso de Direito. Pós-graduada em Prática do Ensino da Arte e em Metodologia para Educação Profissional. Curadora do Memorial Misael Tavares. Membro do Colegiado Setorial de Cultura da Bahia: Colegiado de Museus. Atua na área de Educação Profissional da Bahia e na articulação Territorial de Museus. Presidente da Rede de Museus e Pontos de Memórias do Litoral Sul da Bahia. Conselheira da Câmara de Patrimônio do Conselho Municipal de Cultura de Ilhéus.

 



– MARAÚ – Aguarde


– PAU BRASIL – Aguarde


– JUSSARI – Aguarde


– ITAJÚ DO COLÔNIA – Aguarde

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

– ITAPÉ 

OFICINA 01 CONTAÇÃO DE HISTORIA COM MÍRIAN OLIVEIRA

DATA: 09/03/2017

HORÁRIO: 13hs às 16hs

LOCAL: Clube da melhor idade, rua Felipe Nick, num. 54, Itapé/BA 

EMENTA OFICINA 01: A oficina tem a intenção de despertar um caminho para a formação de leitores, contadores de história, lendo, costurando, desenhando e contando a história

OFICINA 02 SISTEMA MUNICIPAL DE CULTURA COM PAWLO CIDADE

DATA: 09/03/2017

HORÁRIO: 13hs às 16hs

LOCAL: Câmara de vereadores, praça Helena Iglesias, num. 120, Itapé/BA

EMENTA OFICINA 02: Marcos Legais da Cultura no Brasil. Estrutura e caracterização do Sistema Nacional de Cultura, Sistema Estadual de Cultura (Bahia) e Sistema Municipal de Cultura. Planos de Cultura. Conselhos de Cultura; Fundos de Cultura. Políticas públicas acerca de formação de redes em cultura; finalidade, operacionalidade. Adesão de municípios às redes. Interesses municipais quanto ao recebimento de recursos para a cultura. Lei Orgânica da Cultura na Bahia.

– SANTA LUZIA

OFICINA 01 – CONTAÇÃO DE HISTORIA COM MÍRIAN OLIVEIRA 

DATA:20/04/2017

HORÁRIO:13hs às 16hs

LOCAL:Centro Educacional de Santa Luzia. Rua Ilhéus, s/n. Centro. Santa Luzia -BA.

EMENTA OFICINA 01:A oficina tem a intenção de despertar um caminho para a formação de leitores, contadores de história, lendo, costurando, desenhando e contando a história.

OFICINA 02 – LITERATURA DE CORDEL COM MESTRA JANETE LAINHA 

DATA: 20/04/2017

HORÁRIO: 13hs às 16hs

LOCAL: Centro Educacional de Santa Luzia. Rua Ilhéus, s/n. Centro. Santa Luzia -BA.

EMENTA OFICINA 02: A Oficina de Cordel busca aproximar o público da arte do cordel, atuando também no despertar para a estética do poema em seu estado mais puro. Além de buscar a formação de leitores, a oficina intenciona a valorização da Literatura Popular e a divulgação da cultura nordestina. A oficina parte das origens da Literatura de Cordel, passando pela técnica da xilogravura, estrutura e tipos de estrofes, rima e ritmo, até a produção literária de cordéis feitos pelas pessoas presentes.

– ITAPITANGA 

OFICINA 01 – OFICINA DE MÚSICA – VIVENCIAS MUSICAIS COM LETTO NICOLAU

DATA: 11/05/2017
HORÁRIO: 13hs às 16hs
LOCAL: Clube
Social, localizado na Rua Victor Ferreira 03, Centro. Itapitanga-BA

EMENTA OFICINA 01: Vivências Musicais apresenta uma série de elementos essenciais ao entendimento do papel social da música, tendo o corpo como “instrumento” principal do fazer musical, de onde se trabalha a Percepção, a Voz, o Ritmo, com exercícios de reconhecimento do som (Timbre, Altura, Intensidade e Duração); da Música (Melodia, Harmonia e Ritmo); das Notas Musicais (Intervalos, Escalas, Acordes).

Currículo Resumido – Letto Nicolau tem uma trajetória de dedicação a Arte, a Cultura e a Educação. Iniciou seus estudos de violão erudito aos 11 anos de idade, em São Bernardo do Campo, São Paulo. Cursou Composição e Regência na Faculdade de Música da Universidade Federal da Bahia (UFBA), é Compositor, Poeta, Professor de Música (violão, bandolim, cavaquinho, instrumentos de sopro e teoria musical), Regente de Banda, Diretor e Apicultor. Participou de cursos
de Capacitação em Cultura, dentre eles o Curso de Facilitador em Gestão de Projetos e Empreendimentos Criativos do Ministério da Cultura, e o Curso de Gestão Cultural da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Criou e Coordenou Projetos como o FORTEATRO SUL – Formação em Teatro e Cidadania; o 1789 – O Tratado de Alforria; o
CAIS – Centro de Artes Integradas (Ponto de Cultura); a Sociedade Filarmônica Capitania dos Ilhéos – SOFICI; 
Foi
um dos criadores e Presidente na última gestão do Fórum de Agentes e Gestores Culturais do Território Litoral Sul – FAEG-Sul.

OFICINA 02 – GESTÃO CULTURAL COM BRUNA SETENTA

DATA: 11/05/2017
HORÁRIO: 13hs às 16hs
LOCAL: Câmara Municipal, Praça Laudelino José dos Santos 74, Centro. Itapitanga-BA. 

EMENTA OFICINA 02:
Conceitos básicos do campo da cultura ( identidade e diversidade cultural); políticas públicas de cultura (conceitos e bases da Política Nacional de Cultura até a implantação do Sistema Nacional de Cultura );Reflexão da Cultura como parte dos direitos fundamentais do cidadão; Legislação Brasileira relativa à cultura; Desafios e entraves que permeiam a implantação do Sistema de Cultura nos municípios, a exemplo de Itabuna.

Currículo Resumido: Bruna Setenta é natural de Itabuna-Ba com experiências na área da Gestão Cultural desde 2013. É Bacharela em Direito, pela Faculdade de Tecnologias e Ciências de Itabuna (FTC). Pesquisadora, voluntária para consultoria jurídica no Conselho Municipal de Políticas Culturais de Itabuna (CMPCI), atuante nos grupos de trabalho desde 2015. Educadora Social, graduada pela Universidade Federal de Santa Cruz (UESC). Membro do Fórum de Agentes, Empreendedores e Gestores Culturais do Território Litoral Sul da Bahia (FAEG-Sul) e Especialista em Gestão Cultural pela
Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

– MASCOTE

DATA: 08/06/2017
HORÁRIO: 13hs às 16hs
LOCAL: Escola Manoel Santos Andrade, na rua Nazaré – São João do Paraíso – Mascote-BA.

Oficina 01 – Literatura de cordel com Mestra Janete Lainha

EMENTA OFICINA 01: A Oficina de Cordel busca aproximar o público da arte do cordel, atuando também no despertar para a estética do poema em seu estado mais puro. Além de buscar a formação de leitores, a oficina tem por intenção a valorização da Literatura Popular e a divulgação da cultura nordestina. A oficina parte das origens da Literatura de Cordel, passando pela técnica da xilogravura, estrutura e tipos de estrofes, rima e ritmo, até a produção literária de cordéis feitos pelas pessoas presentes.

CURRÍCULO RESUMIDO: Janete Lainha, Mestre da Cultura Popular 2013 (Governo Federal Premio Mazzaropi). Delegada Nacional 2013 do Livro, Leitura e Literatura. Ponto de Cultura 2013 “Literatura de Cordel para Todos”. Presidente da CASAR (Casa da Cultura Popular). Como Cordelista possui mais de 600 folhetos. Escritora nas Categorias – Poesia, Conto, Crônica, Cordel, Textos Dramáticos com centenas de livros de Cordel vinte de poesias vencedora de dezenas de Festivais Nacionais e Internacionais de conto e crônica.

Oficina 02 – Roda de conversa Cidadania Cultural com Lula Dantas 

EMENTA OFICINA 02: A Roda de Conversa é um espaço de formação, de troca de experiências, muda caminhos, constrói opiniões, busca compreender o sentido que o grupo social oferece ao tema Cidadania e Diversidade Cultural. Assim visa dialogar sobre políticas públicas de cultura – Institucionalização da cultura, política nacional de arte educação e cultura – Cultura Viva, PNCV, participação social, controle social, gestão compartilhada, Sistemas de Cultura.

CURRÍCULO RESUMIDO: Lula Dantas é Coordenador Ponto de Cultura Associação do Culto Afro Itabunense. Membro da Comissão Estadual dos Pontos de Cultura da Bahia. Membro da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura/CNPdC. Membro do Fórum de Agentes, Gestores e Empreendedores Culturais do Litoral Sul/Ba. Membro do Território de Identidade Litoral Sul/BA/GGE/Presidente da Câmara Temática de Cultura. Presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Itabuna/CMPCI. Titular do Colegiado Setorial de Cultura Afro Brasileira/CMPCI. Membro do Comitê Gestor Municipal de Promoção da Igualdade Racial.

ALMADINA

Oficina 01 Sistema Municipal de Cultura com Pawlo Cidade.

DATA: 13/07/2017
HORÁRIO: 13hs às 16hs
LOCAL: Escola Municipal Pouso Alegre, localizada na Rua: Avenida Floresta Azul. Centro, Almadina – BA. 

EMENTA OFICINA 01: Marcos Legais da Cultura no Brasil. Estrutura e caracterização do Sistema Nacional de Cultura, Sistema Estadual de Cultura (Bahia) e Sistema Municipal de Cultura. Planos de Cultura. Conselhos de Cultura; Fundos de Cultura. Políticas públicas acerca de formação de redes em cultura; finalidade, operacionalidade. Adesão de municípios às redes. Interesses municipais quanto ao recebimento de recursos para a cultura. Lei Orgânica da Cultura na Bahia.

Oficina 02 – Oficina de Música “Vivencias Musicais” com Letto Nicolau

DATA: 13/07/2017
HORÁRIO: 13hs às 16hs
LOCAL: Escola Municipal Pouso Alegre, localizada na Rua: Avenida Floresta Azul. Centro, Almadina – BA.

EMENTA OFICINA 02: Vivencias Musicais apresenta uma série de elementos essenciais ao entendimento do papel social da música, tendo o corpo como “instrumento” principal do fazer musical, de onde se trabalha a Percepção, a Voz, o Ritmo, com exercícios de reconhecimento do som (Timbre, Altura, Intensidade e Duração); da Música (Melodia, Harmonia e Ritmo); das Notas Musicais (Intervalos, Escalas, Acordes).