FAEG-Sul Itinerante enfatiza literatura de cordel e culinária regional em Mascote


O projeto beneficia dez municípios Território Litoral Sul da Bahia, com palestras, oficinas e intervenções artísticas. O próximo será Almadina, dia 13 de julho.

 

Mascote foi o quarto município contemplado pelo projeto itinerante do Fórum de Agentes Empreendedores Gestores Culturais do Território Litoral Sul (FAEG-Sul). Uma ampla programação realizada no último dia 08 de junho marcou a passagem da caravana cultural, com ênfase para a literatura de cordel, culinária regional como patrimônio imaterial e artesanato com madeira liberada.

As atividades aconteceram na Escola Manoel Santos Andrade, distrito de São João do Paraíso, com participação de professores, estudantes, profissionais de educação, agentes culturais e artistas. A secretária de Educação e Cultura de Mascote, Andrea Crispina e a superintendente de Cultura, Adelmides Luzia (Mide) recepcionaram os visitantes em nome do prefeito Arnaldo Lopes. Presentes também o vice-pefeito, Cândido Figueiredo; presidente da Câmara de Vereadores, Valter Gonçalves Santos; coordenador da escola anfitriã e cordelista Magno Santos e o presidente do Conselho Municipal de Cultura e cordelista, Sebastião Moreira.

 

Pontos de leitura

 

A cidade mantém ativos dois pontos de leitura e um cine clube, conforme enfatizou Mide. Ela também realçou o artesanato em madeira e mostrou o trabalho de Agnaldo Amaral de Souza, expoente nesta área. Outro destaque foi para o ponto de leitura e literatura de cordel coordenado pelo professor Carlos Alberto Santos, que criou e mostrou um cordel para homenagear o FAEG-Sul Itinerante. A programação contou ainda com apresentação dos alunos da Escola Municipal Gerson Garcez. O cerimonial foi conduzido pela atriz, produtora e proponente do projeto, Eva Lima.

O roteiro incluiu oficina de Literatura de Cordel, conduzida por Mestra Janete Lainha, presidente da Casa da Cultura Popular CASAR, em Ilhéus e cordelista com mais de 600 folhetos publicados e roda de conversa sobre Cidadania Cultural, mediada por Lula Dantas, coordenador do Ponto de Cultura Associação do Culto Afro Itabunense e presidente da Câmara Temática de Cultura. E também palestras sobre gastronomia e patrimônio imaterial, ministrada por Merice Rocha, especialista em gestão cultural e proprietária da Terroir Cacau e ações do FAEG-Sul, apresentada pelo presidente do fórum, Victor de Aziz, além da exibição dos vídeos Cabeça de Robalo e Cocada de Mãe pra Filha, ambos retratando temas da culinária regional.

O projeto FAEG-Sul Itinerante contempla dez municípios do Território Litoral Sul e se estende até dezembro de 2017. As próximas cidades serão Almadina (13 de julho), São José da Vitória (10 de agosto), Maraú (14 de setembro), Pau Brasil (19 de outubro), Jussari (9 de novembro) e Itaju do Colônia (14 de dezembro). Já atendeu os municípios de Itapé, Santa Luzia, Itapitanga e Mascote.

Conta com apoio financeiro do Governo do Estado, (Edital Nº 24/Territórios Culturais), por meio do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia. E teve apoio institucional da Prefeitura Municipal de Mascote, Associação dos Municípios da Região Cacaueira (Amurc) e Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Santa Cruz (Proex/Uesc).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *